Quando eu entrei no jiu jitsu, além da pratica esportiva, queria ter o orgulho de participar uma arte marcial já que fiquei na reserva no serviço militar. Imaginava uma coisa formal, organizada, cheio de honras, mas descobri neste período que assim como tudo na vida o jiu jitsu também tem seu lado complicado, triste, bagunçado, onde pessoas graduam e se graduam a esmo, onde uns abusam da boa fé dos outros, onde a gratidão as vezes é esquecida, só que o jiu jitsu é fascinante e quem se apaixona pela arte como eu, a única coisa que importa é fazer o seu melhor para o bem do jiu jitsu. Esta semana porém fui surpreendido por um vídeo de pessoas fumando maconha dentro do tatame, independente de que lá onde eles estavam esta substância é permitida, eu sou da opinião o tatame é um local que devemos ter respeito, e no país que eu moro o uso de maconha (proibido aqui) leva facilmente a drogas mais pesadas e por consequência a degradação do individuo, logo o desrespeito pela vida. Eu na posição de instrutor de jiu jitsu para crianças sou totalmente contra a este tipo de atitude, seja onde for que o dojo esteja. OSS